Os deputados estaduais aprovaram em 2ª votação o Projeto de Emenda Constitucional 19, que aumenta o repasse de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e nas prestações de Serviços) de 25% para 35% para os municípios mato-grossenses. A proposta foi apresentada no ano passado pelo deputado suplente Henrique Lopes (PT).
Conforme a proposta, o governo do Estado deixará de ficar com 75% para 65% de tudo que for arrecado de ICMS. " Até 35% (trinta e cinco por cento), de acordo com o que dispuser lei estadual, observada, obrigatoriamente, a distribuição de, no mínimo, 10 (dez) pontos percentuais com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerado o nível socioeconômico dos educandos", diz trecho da PEC aprovada.
Leia também - TCE libera gestores pagarem adicionais e indenizações para professores
A mudança acontece após a publicação da Emenda Constitucional 108/2020 pelo Congresso Nacional. Esse percentual (25%) deverá ser distribuído aos municípios na seguinte proporção: 65%, no mínimo, na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, realizadas em seus territórios; e até 35%, de acordo com o que dispuser lei estadual.
“A finalidade clara da alteração é incentivar investimentos em educação, melhorar os indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e redução das desigualdades”, diz trecho da justificativa.
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...
Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.